O nascer de um novo espaço

Promo Lapsis Açores

A Terapia Familiar: quando e porquê

A Terapia Familiar nasce da ideia de que o trabalho terapêutico com as famílias permite ir além das questões individuais, auxiliando o grupo familiar a reorganizar-se perante os problemas. A sua força assenta no enorme potencial do grupo para o crescimento colectivo. (+)

Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente

A avaliação psicológica é uma ferramenta indispensável ao psicólogo pois permite-lhe o acesso à personalidade e ao funcionamento cognitivo da pessoa avaliada. A compreensão das dificuldades e dos recursos é ponto de partida para uma melhor abordagem psicoterapêutica, psicopedagógica ou outra visando o crescimento de dimensões emocionais, sócio-afectivas e/ou cognitivas.

Preço

370,00 €

A inscrição pode ser feita online assim como o respectivo pagamento através da ligação acima, na nossa sede na Rua Prof. Mira Fernandes Lote 11-Loja, junto ao Metro das Olaias ou através deste email, solicitando para isso o envio de ficha de inscrição.

Consulte mais informação sobre as Condições de Inscrição.

Destinatários

Licenciados e finalistas em psicologia.

Objectivos Gerais

  • Adquirir capacidades para aferir o desempenho em relação às competências cognitivas da criança e do adolescente.
  • Adquirir saberes para avaliar, nas suas diferentes vertentes, a vida emocional de crianças e adolescentes
  • Adquirir conhecimentos para elaborar diferentes tipos de relatórios

Objectivos Específicos

  • Saber aplicar a WISC III (6 – 16 anos e 11 meses)
  • Dominar o preenchimento e saber obter resultados de cada subteste e das escalas verbal e de realização e QI (verbal, realização e total)
  • Saber interpretar os resultados e conhecer a inter-relação dos diferentes subtestes
  • Saber elaborar relatório de avaliação cognitiva
  • Conhecer os testes projectivos: Rorschach, CAT-A e TAT
  • Dominar os registos de notação, análise e interpretação destas técnicas
  • Reconhecer as principais características de transcrição do funcionamento mental: normal e patológico
  • Reconhecer os elementos de diagnóstico na psicopatologia em crianças e adolescentes
  • Saber elaborar relatório de avaliação da personalidade
  • Saber integrar os dados significativos da avaliação cognitiva e de personalidade em relatório global

Conteúdos do Programa

Módulo I – Avaliação Cognitiva

1. Inteligência Geral na clínica infantil e do adolescente

  • Sua medição e importância do factor G
  • Inteligência verbal e de realização
  • Quociente de inteligência
  • Aplicação da prova : saber estar na aplicação
  • Conhecer o que mede cada subteste
  • Inter-relação dos diferentes subtestes
  • Elaboração de relatório
Módulo II – Avaliação da Personalidade

2. Metodologia Projectiva na clínica infantil e do adolescente

  • Rorschach: condições para aplicação, codificação, elaboração de psicograma e interpretação
  • CAT –A : Condições de aplicação, análise e interpretação
  • TAT : Condições de aplicação, análise e interpretação
  • Eixos para análise e integração das diferentes provas
  • Processos psicológicos normais e patológicos considerados nas lógicas e problemáticas do desenvolvimento

Metodologia da Formação

Expositiva e Activa

  • Exposição teórica da teoria e método
  • Estudo de casos
  • Aplicação e elaboração de folha de registo e sua interpretação
  • Análise dos diferentes passos envolvidos na avaliação e elaboração de relatório

Metodologia e Critérios de Avaliação

  • A avaliação dos formandos será feita através da aplicação, preenchimento, interpretação de cada uma das provas e elaboração de relatório
  • A avaliação do formador será feita pelos formandos através de ficha de avaliação, elaborada para o efeito, para os diferentes parâmetros

Bibliografia Temática

Manual da WISC

Rausch de Traubenberg . O Rorschach na Clínica Infantil . Lisboa: Climepsi

Textos de apoio elaborados pela formadora

Modalidade

Formação Contínua

Forma de Organização da Formação

Formação Presencial

Duração

Módulo I - Parte Cognitiva: 18 horas

Módulo II - Parte da Personalidade: 42 horas

Total: 60 horas: 20 sessões de 3 horas

Número de Formandos

Preferencialmente até 15 formandos

Horário

Manhãs das 9 às 12 horas; duas vezes por semana

Dias - 3.ºas e 5ªas feiras:

10, 12, 17, 19, 24, 26 e 31 de Janeiro;

2, 7, 9, 14, 16, 23 e 28 de Fevereiro;

1, 6, 8, 13, 15 e 20 de Março.

Local de Realização

Lapsis (à saída do Metro de Olaias)

Recursos Didáctico-Pedagógicos

Manuais, testes, folhas de registo e apoio informático

Espaços e Equipamentos

Equipamento informático e quadro

Formador

Maria Moreira dos Santos


Maria do Carmo 10.05.2012 (13:46:28)  
Informações Sim Não  

Boa tarde
Gostaria de saber a data do inicio da próxima formação sobre avaliação psicológica da criança e do adolescente, bem como os valores.
Obrigada
Maria Barros

 
   
       
Maria do Carmo 10.05.2012 (13:43:49)  
Informações Sim Não  

Boa tarde!
Eu gostaria de saber quando é que esta previsto a próxima formação sobre avaliação psicologica da criança e do adolescente, e os dias e os valores.
Muito obrigada Maria Barros

 
   
       
Ana Rita Rodrigues 04.05.2012 (10:24:56)  
Informaçoes Sim Não  

Muito boa tarde,
Gostaria de obter informaçoes a cerca da vossa formação de Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente, precisamente para quando esta previsto a proxima formação, os valores e os dias.

Muito obrigada
Ana Rita

 
   
       
Esconder o formulário de comentários Esconder o formulário de comentários

Bold Italic Underline Stroke Quote Ordered List Unordered List Introduza o comentário da imagem Introduza o URL Código Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

  1000 Caracteres disponíveis

Antispam Apresentar nova imagem Não diferenciar maiúsculas e minúsculas

 

Free templates for Joomlajtemplate.ru

Testemunhos

Mtoo Iiindo ameei, >< Maanda maais sober familia ^^

Eu gostei muito Renato,e agradeço porque esse texto me ajudou a fazer o meu trabalho,e eu tirei dez foi melhor trabalho da classe,muito obrigada mesmo. Meu nome é Francine Kamila e eu tenho dez anos.

Obrigado pela amizade. Luís Gaspar

Tenho que agradecer à Lapsis por todo o apoio psicológico que me deram há alguns anos. Em parte, se não fossem vocês, eu já não estaria cá :) Obrigada. Catarina R.