O nascer de um novo espaço

Promo Lapsis Açores

A Terapia Familiar: quando e porquê

A Terapia Familiar nasce da ideia de que o trabalho terapêutico com as famílias permite ir além das questões individuais, auxiliando o grupo familiar a reorganizar-se perante os problemas. A sua força assenta no enorme potencial do grupo para o crescimento colectivo. (+)

Edite Prada

Edite da Conceição Fernandes Prada

Data de Nascimento: 28-07-1954

Cursos

Novo Acordo Ortográfico

Novo Acordo Ortográfico - Professores

 

Situação atual

Professora do grupo 300/320. Aposentada;

Professora de Língua Portuguesa da Universidade Sénior de Almada;

Membro do Conselho Consultivo do Ciberdúvidas;

Colaboradora, na formação em Língua Portuguesa, do centro de Formação da RTP/RDP;

Colaboradora, na Formação em Língua Portuguesa, do Ciberdúvidas;

Formadora do Centro de Formação AlmadaForma;

Membro da equipa editorial da Associação de Professores do Concelho de Almada.

Membro do grupo SILC: Constituintes Silenciosos na Gramática do Português / Silent Constituents in the Grammar of Portuguese, sob a coordenação de Gabriela Matos.

Habilitações Académicas

1985 Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português/Francês, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa;

1988-1989 Curso de pós-graduação em Psicopedagogia promovido pelo Psicopromotor, Centro Médico de Psicologia e Orientação Profissional, sob a orientação do Doutor Camilo Cardoso;

2001 Mestrado Interdisciplinar em Estudos Portugueses, defendido na Universidade Aberta. Dissertação intitulada Produção de Adversativas no Português Europeu, defendida em 2001.

Orientadoras: Doutora Hanna Batoréo, Universidade Aberta

Doutora Gabriela Matos, Faculdade Letras, da Universidade de Lisboa

Arguente: Doutora Inês Duarte.

Habilitações profissionais

Profissionalização em Exercício, concluída em 1991, através da Universidade Aberta;

Certificado de Aptidão Profissional n.º EDF 1718/98 DCR passado pelo Sistema Nacional de Certificação Profissional (SNCP) – pedida renovação em 17-9-2010;

Certificado de formadora correspondendo ao registo CCPFC/RFO-14515/02 passado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua nas seguintes áreas: A46 Português/Língua Portuguesa; A57 Literaturas (Portuguesa) e C05 Didáticas Específicas (Língua Portuguesa).

Habilitações complementares/Formação contínua

Frequência de várias ações de formação quer de âmbito científico, quer de âmbito Pedagógico;

Frequência de ações de formação no âmbito da Biblioteconomia: catalogação, indexação, classificação (CDU);

Realização de disciplinas em regime singular através da Universidade Aberta: História do Teatro (1992) e Portugal Romano (1996). E em regime extra curricular pela Universidade de Lisboa: Cultura Clássica (1994); Latim III (1994); Literatura Latina I (1997); Linguística Latina (1998).

Participação em congressos de índole científica e/ou pedagógica.

Experiência Profissional

De agosto de 1974 a setembro de 1985 Pertencente ao quadro administrativo dos Serviços Médico-Sociais (hoje Segurança Social);

De outubro de 1985 a agosto de 2002 Professora de Língua Portuguesa, de Francês, de Latim e de Iniciação ao Jornalismo em várias escolas, desempenhando todas as tarefas inerentes à profissão e dando corpo a alguns projetos, de que se destaca a criação e dinamização de uma oficina de Língua Portuguesa;

1991-1993 Colaboradora da Alliance Française, como professora de português, no curso de Técnicas de Tradução;

1991-1994 Orientadora de Estágio Integrado, destinado a professores estagiários da Universidade Nova;

Elaboração de uma proposta visando a criação de uma turma de Português Língua Segunda, para solucionar o problema dos alunos filhos de refugiados do Zaire, cuja língua materna não era o Português e que se encontravam na nossa escola sujeitos aos curricula normais. Esta proposta foi aprovada pela DGEBS;

1998-2002 Formadora em Cursos de Formação Profissional de nível II (na escola a que pertencia: Escola Secundária do Monte de Caparica) e de nível III promovidos pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional;

2002 Organização, em colaboração com a Doutora Hanna Batoréo, das “Jornadas Linguísticas”, para professores, na Escola Secundária da Ponta do Sol, Madeira;

2004 e 2005 Organização, em colaboração com a Doutora Hanna Batoréo, de duas sessões do curso de formação Língua Portuguesa: didática da língua não materna, para professores timorenses, por videoconferência (Cursos subsidiados pela Gulbenkian e pelo FMI, que disponibilizou o satélite);

2004-2009 Formadora do Centro de Formação da RDP e RTP;

2005 Organização de um Curso de Formação de Língua Portuguesa para os quadros superiores da empresa RHmais;

2003-2010 Consultora do Ciberdúvidas, desenvolvendo, neste âmbito, diversas atividades: resposta a questões, publicação de artigos de iniciativa pessoal, participação pontual no programa de língua portuguesa da Antena 2, divulgação deste sítio junto de diversos organismos (Universidade Lusófona, Universidade Católica, Ministério dos Negócios Estrangeiros).

2002-2007 Em regime de requisição nos serviços centrais da Inspeção-Geral da Educação, desempenhando funções de revisão de texto, de coordenação do Centro de Documentação da IGE e, ocasionalmente, de paginação.

Organização e dinamização da ação Práticas Administrativas para a Qualidade;

Membro da comissão de seleção de vários professores para as Escolas Europeias;

Membro do grupo de trabalho do Ministério da Educação para a revisão e fixação do texto da versão portuguesa do Thesaurus Europeu dos Sistemas Educativos (TESE).

Substituição do Chefe de Divisão.

2006-2007 Membro da equipa do SIBME do Ministério da Educação;

2007 Professora convidada, em março de 2007, do sítio GramáTIC.ª, promovido pela Direção-Geral do Desenvolvimento e Inovação Curricular.

2007-2011 Membro do grupo SILC: Constituintes Silenciosos na Gramática do Português / Silent Constituents in the Grammar of Portuguese, sob a coordenação de Gabriela Matos.

2008janeiro a setembro Membro do Centro de Novas Oportunidade da Escola Secundária do Monte de Caparica, tendo desempenhado funções de profissional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, bem como de formadora de Linguagem e Comunicação no 3.º Ciclo e Comunicação Língua e Cultura, no Ensino Secundário. Coordenação e fixação de texto da monografia 25 anos, aprender para ser, comemorativa dos 25 anos da Escola.

2008-2011 Professora de Língua Portuguesa na Universidade Sénior de Almada;

2009 Formadora de Língua Portuguesa na Agência Lusa, através do Ciberdúvidas;

Formadora de Língua Portuguesa a um grupo de estagiários Angolanos no semanário SOL, através do Ciberdúvidas.

2009 Coorganizadora da revista Memórias e Futuro, da Associação de Professores do Concelho de Almada.

2010 Organizadora da monografia Sabores, da Associação de Professores do Concelho de Almada.

2011 Formadora num ciclo de conferências, acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua subordinado com o título genérico Educação e Formação de Adultos – Competências para operacionalização do referencial. Promoção de duas conferências: acordo ortográfico e escrita criativa em contexto de aprendizagem de adultos. Esta ação foi promovida pelo Centro de Formação AlmadaForma.

Formadora em língua portuguesa, Acordo Ortográfico, tendo desenvolvido várias oficinas, de sete horas cada, através da Plio Formação e da Associação de Professores do Concelho de Almada.

Formadora em língua portuguesa, nova terminologia para os ensinos básico e secundário, numa oficina de quatro horas, através do Centro de FormaçAlmadaForma.

Formadora de um curso para educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário, com a duração de 15 horas. Este curso foi promovido pelo Centro de Formação AlmadaForma.

Comunicações/Publicações

2000 Produção de Adversativas no Português Europeu – XVI congresso da Associação Portuguesa de Linguística. Publicada nas atas respetivas.

2001 Coordenação adversativa: regularidades e singularidades – XVII congresso da Associação Portuguesa de Linguística. Publicada nas respetivas atas.

2002 A produção do contraste no Português Europeu – XVIII congresso da Associação Portuguesa de Linguística. Publicada nas respetivas atas;

2003 Lusofonia e autoestima – 2.º Colóquio Anual Internacional da Lusofonia. Publicada em CD-ROM;

2004 Construções contrastivas de focalização: adversativas vs. concessivas – XX congresso da Associação Portuguesa de Linguística. Trabalho conjunto com a Doutora Gabriela Matos. Publicada nas atas.

2004-2011 Participação, em conjunto com a Doutora Gabriela Matos, na elaboração do capítulo referente às frases coordenadas adversativas, a constar de uma gramática da Língua Portuguesa patrocinada pela Gulbenkian, a sair em breve.

2010 Acordo Ortográfico: Visão Global. Separata do boletim Profalmada, n.º 22, junho. Associação de Professores do Concelho de Almada.

E Se Alguém Perguntar pelo Acordo Ortográfico? Destacável da revista Noesis, n.º 81, abril/junho. Ministério da Educação.

2010-2011 Realização de várias conferências sobre o Acordo Ortográfico: através da Plio, na AIRO, Caldas da Rainha, e da Associação de Professores do Concelho de Almada (APCA) (Escola Secundária de Cacilhas, Escola Secundária do Monte de Caparica, Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, Santa Casa da Misericórdia e Junta de Freguesia da Trafaria).

2003-2011 Cerca de um milhar de artigos/respostas publicados no Ciberdúvidas.

 

Cursos

Novo Acordo Ortográfico

Novo Acordo Ortográfico - Professores


Laura Pereira 31.10.2012 (03:20:38)  
Pedido de contacto Sim Não  

Cara Edite
Perdi o teu conttacto e gostava de falar contigo. Poderás fazer o favor de me responder?
Abraço

 
   
       
Esconder o formulário de comentários Esconder o formulário de comentários

Bold Italic Underline Stroke Quote Ordered List Unordered List Introduza o comentário da imagem Introduza o URL Código Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

  1000 Caracteres disponíveis

Antispam Apresentar nova imagem Não diferenciar maiúsculas e minúsculas

 

Free templates for Joomlajtemplate.ru

Testemunhos

Mtoo Iiindo ameei, >< Maanda maais sober familia ^^

Eu gostei muito Renato,e agradeço porque esse texto me ajudou a fazer o meu trabalho,e eu tirei dez foi melhor trabalho da classe,muito obrigada mesmo. Meu nome é Francine Kamila e eu tenho dez anos.

Obrigado pela amizade. Luís Gaspar

Tenho que agradecer à Lapsis por todo o apoio psicológico que me deram há alguns anos. Em parte, se não fossem vocês, eu já não estaria cá :) Obrigada. Catarina R.