O nascer de um novo espaço

Promo Lapsis Açores

A Terapia Familiar: quando e porquê

A Terapia Familiar nasce da ideia de que o trabalho terapêutico com as famílias permite ir além das questões individuais, auxiliando o grupo familiar a reorganizar-se perante os problemas. A sua força assenta no enorme potencial do grupo para o crescimento colectivo. (+)

Xadrez - Nível 1: Complexificar o pensamento, descomplexificar a matemática (7+)

A brincar, a brincar dá-se um xeque-mate…mático!

O xadrez estimula e desenvolve o pensamento abstracto, a memória, a criatividade, a atenção e a concentração. Neste sentido, favorece o desempenho escolar sobretudo ao nível do raciocínio lógico-dedutivo, mas o xadrez tem demonstrado outras apetências.

1. Grupos de jovens que praticam xadrez desenvolvem a sua auto-estima e autoconfiança;

2. É óptimo para controlar a hiperactividade;

3. Como na sua origem é um jogo de guerra, ajuda no auto-controlo da agressividade e a perceber que na vida não vale não jogar, todas as peças estão em jogo ao mesmo tempo e que um simples peão pode transformar-se em dama (a rainha do xadrez).

Preço

75,00 €

A inscrição pode ser feita online assim como o respectivo pagamento através da ligação acima, na nossa sede na Rua Prof. Mira Fernandes Lote 11-Loja, junto ao Metro das Olaias ou através deste email, solicitando para isso o envio de ficha de inscrição.

Consulte mais informação sobre as Condições de Inscrição.

Destinatários

Crianças dos 7 aos 11 anos

Objectivos Gerais

  • Transmitir aos formandos as regras do xadrez
  • Dotar os formandos de conhecimentos básicos, nos domínios da técnica, estratégia e táctica do xadrez
  • Despertar os formandos para aspectos do xadrez exteriores ao jogo propriamente dito, nomeadamente a sua história e a sua utilização nas artes (literatura, cinema, pintura, etc.)
  • Como objectivo indirecto, desenvolver o pensamento abstracto, a memória, a criatividade, a atenção e a concentração dos participantes, sobretudo os jovens

Objectivos Específicos

No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:

  • Aplicar as regras do xadrez
  • Dar mate com rei e dama, rei e torre e rei e dois bispos contra rei sozinho
  • Perceber o valor relativo das peças
  • Saber utilizar princípios básicos de técnica, táctica e estratégia, na abertura, no meio-jogo e no final

Conteúdos do Programa

  • Regras do xadrez: colocação do tabuleiro e das peças, movimentação destas, objectivo do jogo, casos de empate, etc.
  • Mates elementares (rei e dama, rei e torre e rei e dois bispos contra rei)
  • O valor relativo das peças
  • Princípios básicos da abertura, do meio-jogo e do final
  • Elementos de técnica, táctica e estratégia
  • Rudimentos da história do xadrez
  • O xadrez nas artes

Metodologia da Formação

Activa e expositiva

Metodologia e Critérios de Avaliação

Assiduidade, pontualidade, participação, empenho.

Bibliografia Temática

Textos a distribuir pelos formandos

Modalidade de Formação

Inicial - workshop

Forma de Organização da Formação

Presencial

Duração

2 meses (8 semanas, 1.5H cada sessão – 12 horas)

Número de Formandos

Máximo 12

Horário

A definir

Local de Realização

Lapsis

Recursos Didáctico-Pedagógicos

Jogos de xadrez (um para cada dois inscritos) e tabuleiro mural.

Fotocópias (três a cinco por formando, em cada sessão)

Espaços e Equipamentos

Sala com mesas e cadeiras

Formador

Álvaro Pereira


Esconder o formulário de comentários Esconder o formulário de comentários

Bold Italic Underline Stroke Quote Ordered List Unordered List Introduza o comentário da imagem Introduza o URL Código Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

  1000 Caracteres disponíveis

Antispam Apresentar nova imagem Não diferenciar maiúsculas e minúsculas

 

Free templates for Joomlajtemplate.ru

Testemunhos

Mtoo Iiindo ameei, >< Maanda maais sober familia ^^

Eu gostei muito Renato,e agradeço porque esse texto me ajudou a fazer o meu trabalho,e eu tirei dez foi melhor trabalho da classe,muito obrigada mesmo. Meu nome é Francine Kamila e eu tenho dez anos.

Obrigado pela amizade. Luís Gaspar

Tenho que agradecer à Lapsis por todo o apoio psicológico que me deram há alguns anos. Em parte, se não fossem vocês, eu já não estaria cá :) Obrigada. Catarina R.