O nascer de um novo espaço

Promo Lapsis Açores

A Terapia Familiar: quando e porquê

A Terapia Familiar nasce da ideia de que o trabalho terapêutico com as famílias permite ir além das questões individuais, auxiliando o grupo familiar a reorganizar-se perante os problemas. A sua força assenta no enorme potencial do grupo para o crescimento colectivo. (+)

Psicodrama

O Psicodrama consiste numa técnica psicoterapêutica individual realizada em grupo, em que é fundamental a delimitação física daquilo a que chamamos o palco (rectângulo com 2,5m por 2m2) centrado, em volta do qual se encontram os participantes: pacientes – jovens de ambos os sexos, cujo limite máximo são 10 participantes; e 2 psicodramatistas (1 director de grupo e 1 ego auxiliar).

É no palco que se desenrola toda a acção – psicodramatização - que consiste num exercício/jogo em que participa o grupo ou apenas uma parte do grupo ou ainda o chamado protagonista individual. Este exercício/jogo é proposto pelo director do grupo e tem como objectivo que o jovem consiga expor e partilhar naquele palco os conflitos, as angústias e as incertezas vividas num palco interior – “o palco da mente”.

O psicodrama surge como uma terapia com fortes indicações para os jovens, uma vez que, como se sabe, é na adolescência que o grupo e a necessidade do grupo é mais notória. No psicodrama trabalha-se toda a dinâmica inerente ao funcionamento do grupo (o líder, o bode expiatório, a submissão ao líder, a revolta, etc.) bem como os medos, as fugas (para a frente e para trás), as inibições e os sonhos de cada um. Na idade das metamorfoses, internas e externas, é bom “sentir a borboleta a sair do casulo”.


Esconder o formulário de comentários Esconder o formulário de comentários

Bold Italic Underline Stroke Quote Ordered List Unordered List Introduza o comentário da imagem Introduza o URL Código Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

  1000 Caracteres disponíveis

Antispam Apresentar nova imagem Não diferenciar maiúsculas e minúsculas

 

Free templates for Joomlajtemplate.ru

Testemunhos

Mtoo Iiindo ameei, >< Maanda maais sober familia ^^

Eu gostei muito Renato,e agradeço porque esse texto me ajudou a fazer o meu trabalho,e eu tirei dez foi melhor trabalho da classe,muito obrigada mesmo. Meu nome é Francine Kamila e eu tenho dez anos.

Obrigado pela amizade. Luís Gaspar

Tenho que agradecer à Lapsis por todo o apoio psicológico que me deram há alguns anos. Em parte, se não fossem vocês, eu já não estaria cá :) Obrigada. Catarina R.