O nascer de um novo espaço

Promo Lapsis Açores

A Terapia Familiar: quando e porquê

A Terapia Familiar nasce da ideia de que o trabalho terapêutico com as famílias permite ir além das questões individuais, auxiliando o grupo familiar a reorganizar-se perante os problemas. A sua força assenta no enorme potencial do grupo para o crescimento colectivo. (+)

Psicomotricidade

“Pensar o corpo para o corpo poder sentir, sentir o corpo para o corpo poder pensar.”

A Psicomotricidade é uma reeducação ou terapia por mediação corporal, ou seja, uma terapia que tem o corpo e o movimento, como o seu principal veículo terapêutico.

Através de experiências que os colocam em acção, e encarando o ser humano numa perspectiva holística, procura-se proporcionar à criança um espaço propício ao desenvolvimento de competências psicomotoras, cognitivas, psicolinguísticas e sócio-emocionais, em casos onde a capacidade de adaptação está comprometida, devido a problemas de maturação, desenvolvimento, aprendizagem e comportamento.

Tendo em conta que o corpo e o pensamento vivem em estreita relação e que todo o movimento tem uma expressão no cérebro, pretende-se, através da Psicomotricidade, contribuir para uma melhoria na sua capacidade de recepção, integração, processamento, planificação e expressão da informação.  

A Psicomotricidade, baseando-se numa intervenção através do movimento e à qual é conferido um carácter lúdico, vai encorajar a criança a estar mais aberta à experiência, permitindo-lhe receber e absorver mais informação sensorial e aumentar o seu envolvimento na aprendizagem.

O enriquecimento das possibilidades da criança, constrói-se através do movimento e na sua relação com os objectos e com o mundo que a rodeia. Isto, aliado à valorização da intencionalidade e à consciencialização da acção, vai permitir a elaboração da função perceptiva e da função simbólica que estão na base da linguagem. Ao explorar todas as formas de expressão possíveis: motora, gráfica, verbal, sonora, plástica,…, a intervenção psicomotora procura facilitar e favorecer este processo.

A criança, percepciona os objectos e as relações espaciais, através e em relação com o seu corpo, sendo este o ponto de referência para percepcionar as proporções externas do mundo. Este surge, igualmente, como um veículo expressivo para diferentes estados de espírito e emoções, na medida em que ao movimento, estão também associados sentimentos. As actividades que o envolvem, permitem explorá-los, de forma construtiva e satisfatória.

A Psicomotricidade, procura rentabilizar e promover o potencial de desenvolvimento e aprendizagem do ser humano, bem como a sua capacidade de adaptação.


priscila 02.02.2012 (13:08:37)  
quem é o autor dessa frase? Sim Não  

“ Pensar o corpo para o corpo poder sentir, sentir o corpo para o corpo poder pensar.”

gostaria de fazer referência a essa frase e não sei autor, ano, nem local.
se puderem me mandem email grata

 
   
       
Esconder o formulário de comentários Esconder o formulário de comentários

Bold Italic Underline Stroke Quote Ordered List Unordered List Introduza o comentário da imagem Introduza o URL Código Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

  1000 Caracteres disponíveis

Antispam Apresentar nova imagem Não diferenciar maiúsculas e minúsculas

 

Free templates for Joomlajtemplate.ru

Testemunhos

Mtoo Iiindo ameei, >< Maanda maais sober familia ^^

Eu gostei muito Renato,e agradeço porque esse texto me ajudou a fazer o meu trabalho,e eu tirei dez foi melhor trabalho da classe,muito obrigada mesmo. Meu nome é Francine Kamila e eu tenho dez anos.

Obrigado pela amizade. Luís Gaspar

Tenho que agradecer à Lapsis por todo o apoio psicológico que me deram há alguns anos. Em parte, se não fossem vocês, eu já não estaria cá :) Obrigada. Catarina R.