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A Terapia Familiar: quando e porquê

A Terapia Familiar nasce da ideia de que o trabalho terapêutico com as famílias permite ir além das questões individuais, auxiliando o grupo familiar a reorganizar-se perante os problemas. A sua força assenta no enorme potencial do grupo para o crescimento colectivo. (+)

Psicoterapia individual

A psicoterapia individual consiste no estabelecimento de uma relação empática entre a criança e/ou jovem e o psicoterapeuta.

Numa primeira fase, a criança e/ou jovem imaturo para expressar as suas angústias, os seus medos, as suas alegrias, coisas boas e más, precisa de um intermediário entre ele e o psicoterapeuta.

Este intermediário pode ser o desenho, jogos com plasticina, jogos com todo o tipo de bonecos, nomeadamente uma família que pode ser representada de vários modos: directamente, sendo uma família humana ou animal ou, mais indirectamente, através dos jogos com ambulâncias (representante materna), carros de bombeiros (representante paterna) e carros de polícias que constituem a chamada internalização das normas parentais/sociais. No vocabulário psicoterapêutico, designa-se por resolução do complexo de Édipo, que interfere directamente, entre outras, com o rendimento escolar da criança.

Surge por volta dos 5/6 anos e se não devidamente resolvido pode gerar uma amálgama de emoções que impedem a criança de se concentrar na escola, dito de outro modo, é preciso desentupir o presente das coisas do passado para que o futuro possa chegar. E, para isso, é preciso atendermos à lição da árvore, que deixa cair as folhas para que quando a primavera chegar possa voltar a dar flor e frutos.

Com a resolução do Complexo de Édipo a criança adquire limites e, aos poucos, vai crescendo e transitando para a aquisição de uma capacidade conceptual maior, que passa a incluir o acesso à metáfora, à parábola, etc. À medida que este processo evolui, a criança vai precisando cada vez menos do “intermediário” e vai acedendo cada vez mais ao simbólico o que lhe permite expressar os seus sentimentos através da palavra.

Uma das consequências do não acesso ao simbólico, manifesta-se na dificuldade de aprendizagem da matemática, porque esta exige um nível conceptual adequado do desenvolvimento psíquico que a criança não atinge facilmente.


Dinis Faísca 24.01.2012 (23:06:35)  
Sim Não  

O divórcio, como todas as crises humanas, é um assunto sério e grave, que merece ser tratado com a maior dose de humor possível. “A principal causa de divórcio é o matrimónio” (Ros e Fernández, 2009)

 
   
       
Dinis Faísca 24.01.2012 (23:05:44)  
Sim Não  

Importante lição de paternidade e maternidade: “Se a escola não é o lugar em que podes aprender a defender-te e necessitas deixar de estudar e começar a trabalhar para descobrir quem és e como funciona o mundo, tens o meu apoio. Quero que tenhas a educação que eu não tive, mas não me parece que seja possível neste momento. Não quero que sejas o que não és, mas quero que sejas tudo o podes ser”

 
   
       
Dinis Faísca 24.01.2012 (23:05:09)  
Sim Não  

Um jovem queria uma explicação clara sobre o método de Erickson. Erickson interrompeu a conversa e levou o jovem para fora da sala. Apontou para a rua e perguntou-lhe o que via. Surpreendido, o jovem respondeu que via uma rua. “Nota algo nessas árvores?” Finalmente o jovem notou que todas estavam inclinadas para Este. “Tem razão, excepto uma. A segunda a contar do fim da rua, essa está inclinada para Oeste. Sempre há uma excepção” (Jay Haley, 1967)

 
   
       
Dinis Faísca 24.01.2012 (23:04:24)  
Sim Não  

Segundo Watzlawick, existem 5 axiomas na sua teoria da comunicação entre dois indivíduos. Se um destes axiomas por alguma razão não funcionar, a comunicação pode falhar. É impossível não se comunicar (1º Axioma): Todo o comportamento é uma forma de comunicação. Como não existe forma contrária ao comportamento ("não-comportamento" ou "anti-comportamento"), também não existe "não-comunicação". Então, é impossível não se comunicar.

 
   
       
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Testemunhos

Mtoo Iiindo ameei, >< Maanda maais sober familia ^^

Eu gostei muito Renato,e agradeço porque esse texto me ajudou a fazer o meu trabalho,e eu tirei dez foi melhor trabalho da classe,muito obrigada mesmo. Meu nome é Francine Kamila e eu tenho dez anos.

Obrigado pela amizade. Luís Gaspar

Tenho que agradecer à Lapsis por todo o apoio psicológico que me deram há alguns anos. Em parte, se não fossem vocês, eu já não estaria cá :) Obrigada. Catarina R.