O nascer de um novo espaço

Promo Lapsis Açores

A Terapia Familiar: quando e porquê

A Terapia Familiar nasce da ideia de que o trabalho terapêutico com as famílias permite ir além das questões individuais, auxiliando o grupo familiar a reorganizar-se perante os problemas. A sua força assenta no enorme potencial do grupo para o crescimento colectivo. (+)

A Terapia Familiar: quando e porquê

A Terapia Familiar nasce da ideia de que o trabalho terapêutico com as famílias permite ir além das questões individuais, auxiliando o grupo familiar a reorganizar-se perante os problemas. A sua força assenta no enorme potencial do grupo para o crescimento colectivo.

De facto, quando um ou mais elementos de uma família estão em sofrimento podemos afirmar que toda a família também o está. Nestes momentos, é possível encontrar muitas vezes bloqueios no crescimento da família. As crises podem surgir por diversos motivos, quer seja pela dificuldade em encontrar novos recursos para lidar com as diferentes etapas na vida da família, como é o caso do inicio de uma vida de casal, o nascimento dos filhos, a ida destes para a escola, a adolescência e o momento em que saem de casa. Ou, noutros momentos, quando a família se depara com situações mais difíceis e inesperadas, como doenças de índole física ou mental, dependências, acidentes, mortes, desemprego e todas as situações que constituam uma mudança súbita e para a qual a família não está preparada.

Nestas fases mais sensíveis, podem então instalar-se dificuldades de comunicação e possíveis ataques aos laços relacionais que, em situações de evolução desfavorável, aumentam a vulnerabilidade da família ao longo do tempo e levam à instalação de padrões de comunicação menos funcionais.

Porém, quando a família não está a conseguir ultrapassar as crises de modo favorável uma ajuda externa pode fazer toda a diferença. A terapia familiar ao utilizar os recursos únicos de cada família pode auxiliar no reencontro de capacidades através de uma redefinição do problema, da clarificação da comunicação e no estabelecimento de respostas alternativas que transformem este difícil momento numa oportunidade para a mudança.

 

Joana G. Fernandes
Psicóloga Clínica

 

 


Ágata Lam 08.01.2015 (10:59:19)  
terapia familiar Sim Não  

Bom dia,
Gostava de saber mais informações acerca da terapia familiar. O vosso centro disponibiliza consultas? quais os horários? Qual o preço das consultas?
Obrigada
Ágata

 
   
       
Esconder o formulário de comentários Esconder o formulário de comentários

Bold Italic Underline Stroke Quote Ordered List Unordered List Introduza o comentário da imagem Introduza o URL Código Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

  1000 Caracteres disponíveis

Antispam Apresentar nova imagem Não diferenciar maiúsculas e minúsculas

 

Free templates for Joomlajtemplate.ru

Testemunhos

Mtoo Iiindo ameei, >< Maanda maais sober familia ^^

Eu gostei muito Renato,e agradeço porque esse texto me ajudou a fazer o meu trabalho,e eu tirei dez foi melhor trabalho da classe,muito obrigada mesmo. Meu nome é Francine Kamila e eu tenho dez anos.

Obrigado pela amizade. Luís Gaspar

Tenho que agradecer à Lapsis por todo o apoio psicológico que me deram há alguns anos. Em parte, se não fossem vocês, eu já não estaria cá :) Obrigada. Catarina R.