Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente
A avaliação psicológica é uma ferramenta indispensável ao psicólogo pois permite-lhe o acesso à personalidade e ao funcionamento cognitivo da pessoa avaliada. A compreensão das dificuldades e dos recursos é ponto de partida para uma melhor abordagem psicoterapêutica, psicopedagógica ou outra visando o crescimento de dimensões emocionais, sócio-afectivas e/ou cognitivas.
Preço
370,00 € |
A inscrição pode ser feita online assim como o respectivo pagamento através da ligação acima, na nossa sede na Rua Prof. Mira Fernandes Lote 11-Loja, junto ao Metro das Olaias ou através deste Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., solicitando para isso o envio de ficha de inscrição.
Consulte mais informação sobre as Condições de Inscrição.
Destinatários
Licenciados e finalistas em psicologia.
Objectivos Gerais
- Adquirir capacidades para aferir o desempenho em relação às competências cognitivas da criança e do adolescente.
- Adquirir saberes para avaliar, nas suas diferentes vertentes, a vida emocional de crianças e adolescentes
- Adquirir conhecimentos para elaborar diferentes tipos de relatórios
Objectivos Específicos
- Saber aplicar a WISC III (6 – 16 anos e 11 meses)
- Dominar o preenchimento e saber obter resultados de cada subteste e das escalas verbal e de realização e QI (verbal, realização e total)
- Saber interpretar os resultados e conhecer a inter-relação dos diferentes subtestes
- Saber elaborar relatório de avaliação cognitiva
- Conhecer os testes projectivos: Rorschach, CAT-A e TAT
- Dominar os registos de notação, análise e interpretação destas técnicas
- Reconhecer as principais características de transcrição do funcionamento mental: normal e patológico
- Reconhecer os elementos de diagnóstico na psicopatologia em crianças e adolescentes
- Saber elaborar relatório de avaliação da personalidade
- Saber integrar os dados significativos da avaliação cognitiva e de personalidade em relatório global
Conteúdos do Programa
Módulo I – Avaliação Cognitiva
1. Inteligência Geral na clínica infantil e do adolescente
- Sua medição e importância do factor G
- Inteligência verbal e de realização
- Quociente de inteligência
- Aplicação da prova : saber estar na aplicação
- Conhecer o que mede cada subteste
- Inter-relação dos diferentes subtestes
- Elaboração de relatório
Módulo II – Avaliação da Personalidade
2. Metodologia Projectiva na clínica infantil e do adolescente
- Rorschach: condições para aplicação, codificação, elaboração de psicograma e interpretação
- CAT –A : Condições de aplicação, análise e interpretação
- TAT : Condições de aplicação, análise e interpretação
- Eixos para análise e integração das diferentes provas
- Processos psicológicos normais e patológicos considerados nas lógicas e problemáticas do desenvolvimento
Metodologia da Formação
Expositiva e Activa
- Exposição teórica da teoria e método
- Estudo de casos
- Aplicação e elaboração de folha de registo e sua interpretação
- Análise dos diferentes passos envolvidos na avaliação e elaboração de relatório
Metodologia e Critérios de Avaliação
- A avaliação dos formandos será feita através da aplicação, preenchimento, interpretação de cada uma das provas e elaboração de relatório
- A avaliação do formador será feita pelos formandos através de ficha de avaliação, elaborada para o efeito, para os diferentes parâmetros
Bibliografia Temática
Manual da WISC
Rausch de Traubenberg . O Rorschach na Clínica Infantil . Lisboa: Climepsi
Textos de apoio elaborados pela formadora
Modalidade
Formação Contínua
Forma de Organização da Formação
Formação Presencial
Duração
Módulo I - Parte Cognitiva: 18 horas
Módulo II - Parte da Personalidade: 42 horas
Total: 60 horas: 20 sessões de 3 horas
Número de Formandos
Preferencialmente até 15 formandos
Horário
Manhãs das 9 às 12 horas; duas vezes por semana
Dias - 3.ºas e 5ªas feiras:
10, 12, 17, 19, 24, 26 e 31 de Janeiro;
2, 7, 9, 14, 16, 23 e 28 de Fevereiro;
1, 6, 8, 13, 15 e 20 de Março.
Local de Realização
Lapsis (à saída do Metro de Olaias)
Recursos Didáctico-Pedagógicos
Manuais, testes, folhas de registo e apoio informático
Espaços e Equipamentos
Equipamento informático e quadro
Formador
Maria Moreira dos Santos
Informaçoes
Muito boa tarde,Gostaria de obter informaçoes a cerca da vossa formação de Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente, precisamente para quando esta previsto a proxima formação, os valores e os dias.
Muito obrigada
Ana Rita
Informações
Boa tarde!Eu gostaria de saber quando é que esta previsto a próxima formação sobre avaliação psicologica da criança e do adolescente, e os dias e os valores.
Muito obrigada
Maria Barros
Informações
Boa tardeGostaria de saber a data do inicio da próxima formação sobre avaliação psicológica da criança e do adolescente, bem como os valores.
Obrigada
Maria Barros