O russo Vassili Smyslov foi campeão do mundo de xadrez em 1957; em 1983, com 62 anos, ficou em terceiro lugar num outro ciclo para o título mundial, sendo derrotado apenas pelo genial Garry Kasparov. Samuel Reshevsky, norte-americano de origem polaca, encantou o mundo xadrezístico, como menino-prodígio, conduzindo sessões de simultâneas com apenas 8 anos; em 1984, com 72, venceu o forte open de Reiquiavique. Viktor Korchnoi foi campeão júnior da URSS em 1947; há dois meses, com 80 anos, sagrou-se campeão absoluto da Suíça, país para onde emigrou em 1978.
Estes são apenas três exemplos de jogadores que, mesmo depois de transpostos os seus «anos dourados», continuaram fortes competidores na arena internacional, provando que o xadrez é um desporto para todas as idades.
Também como simples passatempo, o xadrez – um jogo que desenvolve o pensamento abstracto, a memória, a criatividade, a atenção e a concentração – é perfeitamente adequado para a chamada terceira idade. A sua prática regular faz trabalhar o cérebro, retardando o seu envelhecimento e ajudando a preservar a capacidade de pensar e a estimular o mecanismo das conexões cerebrais. Neste sentido, é ideal para a prevenção de doenças que afectam o sistema nervoso central e partes do cérebro.
Mas o xadrez possui também uma apelativa componente social. Um dos flagelos maiores e mais silenciosos da actualidade é o da solidão, que afecta sobretudo as pessoas mais idosas. Muitas delas vivem num grito calado por companhia e afecto. Um dos aspectos fundamentais desta formação é o seu desenvolvimento em grupo, permitindo criar laços entre os participantes.
75,00 € |
A inscrição pode ser feita online assim como o respectivo pagamento através da ligação acima, na nossa sede na Rua Prof. Mira Fernandes Lote 11-Loja, junto ao Metro das Olaias ou através deste Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., solicitando para isso o envio de ficha de inscrição.
Consulte mais informação sobre as Condições de Inscrição.
Seniores
No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:
Activa e expositiva
Inicial
Presencial
12 horas
Máximo 12
A definir
A definir
A definir
Lapsis
Jogos de xadrez (um para cada dois inscritos) e tabuleiro mural.
Fotocópias (três a cinco por formando, em cada sessão)
Sala com mesas e cadeiras