O nascer de um novo espaço

Promo Lapsis Açores

A Terapia Familiar: quando e porquê

A Terapia Familiar nasce da ideia de que o trabalho terapêutico com as famílias permite ir além das questões individuais, auxiliando o grupo familiar a reorganizar-se perante os problemas. A sua força assenta no enorme potencial do grupo para o crescimento colectivo. (+)

Fevereiro de 2012

ESCRITA CRIATIVA e crescimento mental da criança

Escrita Criativa e Ilustração - 6/12 anos

Expressão Corporal e Comunicação: entre aquilo que o corpo diz e a fala transmite

Psicoterapia online

Yoga para Bebés

Escrita Criativa e Ilustração - 6/12 anos

escrita criativa 6 12 No quadro actual do «Estado da Educação» (cf. Expresso, 16 de Julho de 2011, p.16-17), somos confrontados com resultados preocupantes ao nível da área disciplinar de Língua Portuguesa. Neste sentido, e entendendo a aprendizagem como um processo que envolve a própria actividade da pessoa, consideramos pertinente a aposta numa formação dirigida a crianças e jovens em que se trabalhe o contacto diário que estes têm com a leitura e a escrita. Daí a importância de sensibilizá-los para estas actividades, de forma lúdica, mas sem excluir a reflexão sobre a importância das mesmas. Pretende-se, deste modo, dotar os grupos de ferramentas que permitam aceder a formas complementares de conhecimento da Língua, através de técnicas básicas de escrita criativa.

Esta acção de formação serve para potencializar as capacidades comunicacionais, quer do sujeito individual ,quer das equipas de trabalho. Pretende-se trabalhar o corpo, aquilo que ele comunica sem que haja uma consciência e menos ainda um controlo efectivo dessa comunicação por parte do sujeito, através do estudo prático/teórico da expressão corporal e suas posturas, seu impacto no outro ou no grupo. Não será esquecida a interligação da comunicação corporal com a expressão oral.

A psicoterapia online consiste numa partilha, num espaço virtual, de tempo, angústias, medos, alegrias, derrotas e vitorias que mudam a vida. Existe um psicoterapeuta, um paciente e vários espaços, que expõem o paciente de acordo com a sua vontade: por troca de e-mails entre o paciente e o psicoterapeuta - exposição escrita de conflitos,dramas pessoais, dúvidas, e sonhos por realizar, etc ao qual o psicoterapeuta tentará dar resposta ,atenção ,compreensão de forma a transmitir indicações terapêuticas sobre o que deve fazer. A psicoterapia online poderá também ser feita através de programas como o msn ou o skype, utilizando as diversas formas de comunicação que esses nos oferecem (através da escrita, áudio, vídeo/áudio). Esta nova forma de abordagem na psicoterapia vem ao encontro não só das pessoas que se encontram impossibilitadas de se deslocar a um gabinete de psicologia, mas também daquelas que preferem optar pelo anonimato, preservando assim o seu espaço muito próprio. A solidão é hoje algo muito presente nas nossas vidas… o tempo passa a correr por entre uma sucessão de espaços e gentes que nos engolem o dia, ficando por vezes apenas a angústia da noite em que nos (des)encontramos a nós próprios, este espaço terapêutico online ser uma ponte entre o encontro e o desencontro, entre o paciente e o terapeuta, entre a solidão e o estar com o outro.

imagem massagem e yoga 300O Yoga e a Massagem Shantala possuem uma origem comum e são actividades milenares com inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. Quando adaptado à prática infantil, o Yoga apresenta benefícios relacionados com o estímulo à consciência corporal, fortalecimento dos sistemas neuro-muscular e imunológico, promoção da aprendizagem de estratégias de relaxamento, redução do stress, entre outras.


 

Hide comment form

1000 Characters left


Free templates for Joomlajtemplate.ru

Testemunhos

Mtoo Iiindo ameei, >< Maanda maais sober familia ^^

Eu gostei muito Renato,e agradeço porque esse texto me ajudou a fazer o meu trabalho,e eu tirei dez foi melhor trabalho da classe,muito obrigada mesmo. Meu nome é Francine Kamila e eu tenho dez anos.

Obrigado pela amizade. Luís Gaspar

Tenho que agradecer à Lapsis por todo o apoio psicológico que me deram há alguns anos. Em parte, se não fossem vocês, eu já não estaria cá :) Obrigada. Catarina R.