Grupo de Pintura
O grupo de pintura é um grupo unisexual, constituído por dois terapeutas que representam, no espaço terapêutico, as figuras materna e paterna, e por um máximo de 5 crianças, com idades compreendidas entre os 8 anos e os 11 anos. É uma terapia semanal, com a duração de 1h cada sessão.
As crianças entram na sala, sentam-se à frente dos terapeutas para falarem do que lhes apetecer, usualmente do que consideraram mais importante durante a semana. O espaço terapêutico é constituído por uma mesa onde se misturam as tintas utilizadas nos desenhos que são afixados nos placards que estão colocados nas paredes. Cada criança coloca a folha do desenho no local que quiser. Comentam o seu desenho e o das outras crianças. De notar que cada elemento do grupo, ao longo do tempo, ocupa o seu espaço (lugar definido) e que, geralmente, na ausência do líder há uma remodelação do espaço para ocuparem esse espaço ou para o deixarem livre.
Os terapeutas interpretam os desenhos e a dinâmica do grupo, em si, o seu funcionamento como um todo.
Indicações: As crianças estão num período de latência. O grupo de pintura prepara as crianças para as mudanças que estão para chegar, a nível psíquico, tornando-as menos assustadoras, transformando “monstros” em “bonecos” com os quais podem brincar através do pensamento.